sexta-feira, 13 de maio de 2011

Zilah Costa: mundo farmacêutico

zilah_costa@hotmail.com


ENTREVISTA
Zilah Costa, farmacêutica responsável da Pharmapele em Teresina





Como define a receita de sucesso da Pharmapele?
Resume-se a uma pitada de coragem, um pouco de ousadia, alguns investimentos e o comprometimento de nossos colaboradores. Hoje temos laboratórios ultramodernos e os mais rígidos controles nos processos de manipulação. Resultando em formulações eficazes e seguras para nossos pacientes.


Na sua opinião, como está a Pharmapele no mercado?
A Pharmapele já recebeu várias premiações, pela qualidade dos produtos, pela organização, excelência no atendimento e ainda por respeitar o meio ambiente. É por tudo isso que a Pharmapele não é só mais uma rede de farmácia de manipulação.
DIPLOMAÇÃO SINAMM - Promovido pela Associação Nacional dos Farmacêuticos, o SINAMM objetiva a melhora contínua dos produtos e serviços oferecidos pelas farmácias de manipulação.
A Pharmapele atendeu as mais rigorosas exigências para o cumprimento de seus requisitos. Nossa diplomação no SINAMM comprova a excelência nos processos da empresa e na sua qualidade.

UMA DAS 5 MELHORES FRANQUIAS DO BRASIL
Foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Fundação Getúlio Vargas, a franquia número 1 do Norte/Nordeste e uma das 5 melhores redes de franquia do Brasil.

PHARMAPELE RECEBE PELO 6° ANO SELO DE EXCELÊNCIA EM FRANCHISING
O Selo de Excelência em Franchising representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora e tem como objetivo estimular a melhoria do nível de atuação das empresas franqueadoras. A chancela avalia principalmente o relacionamento entre franqueador/franqueado.
Para tanto, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) utiliza como base uma minuciosa pesquisa elaborada com a rede de franqueados de cada marca.
No ano de 2010, fomos a única empresa no segmento de farmácia de manipulação a ganhar esse prêmio.

PHARMAPELE RECEBE  SELO VERDE DE QUALIDADE
O Selo Verde foi criado pelo Governo do Estado da Paraíba, procurando reconhecer no trabalho das empresas do setor de alimentos, medicamentos e serviços de saúde, algo que motivasse o cumprimento das normas da Vigilância Sanitária. Pela segunda vez, a Pharmapele recebe este selo.

SELO DE GARANTIA DA QUALIDADE PELO CONSELHO REGIONAL DE FARMACIA DO PIAUI
O selo da Garantia da Qualidade foi criado pelo CRF-PI, para reconhecer os estabelimentos farmacêuticos que estão em acordo com todas a exigências necessárias pela ANVISA, para ter um bom funcionamento em sua rotina de trabalho.


Quais as noções básicas de cosmetologia?
Cosmetologia é uma área da ciência farmacêutica que pesquisa, desenvolve, elabora, comercializa e aplica produtos cosméticos. Estuda os recursos de tratamento e embelezamento natural baseado no uso de produtos, substâncias e embalagens, denominados genericamente de cosméticos.
A cosmetologia possui em geral três funções básicas:
·    Função decorativa: Também denominada estética, visa promover um aperfeiçoamento na aparência do local onde o produto é aplicado.
·    Função conservadora: É aquela relacionada com a proteção da pele e seus anexos diante dos efeitos de radiação, umidade, calor, frio intenso e outros de caráter físico.
·    Função corretiva: É aquela relacionada com o produto cosmético com finalidade de corrigir pequenas imperfeições relacionadas a estrutura orgânica da pele e seus anexos. Além disto também pode ser usada para o equilíbrio de pequenas alterações funcionais ou fisiológicas.

Como é o seu cotidiano como farmacêutica responsável pelas receitas manipuladas da Pharmapele?

Sinto um enorme orgulho de exercer minha profissão e ter a Pharmapele com intermédio para promover saúde e melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes. Em cada fórmula manipulada, segue a certeza de promover o bem estar de nossos pacientes.

No momento, como é a relação da Pharmapele com os médicos de Teresina?
É uma relação de transparência, onde garantimos tecnicamente as fórmulas prescritas, com credibilidade, segurança, o que leva a um resultado positivo para o médico, paciente e a própria farmácia.


Temos visto, que as farmácias de manipulação estão adotando a prática de vendedores acadêmicos em farmácia. O que acha disso?
Vejo os acadêmicos de hoje, como os profissionais de futuro, o envolvimento deles com nossa rotina é fundamental para formação de um profissional mais qualificado e focado na realidade cotidiana, que infelizmente não aprendemos na universidade.

Na sua opinião, qual a recente novidade no mundo dos farmacêuticos?
O mundo farmacêutico vive em constantes descobertas... Fico encantada com a descobertas das células troncos, para cura de muitas doenças e salvação muitas vidas.


Está se aproximando a temporada de férias e julho é bem próprio para quem vai a uma praia, piscina ou mesmo para caminhadas do cotidiano. Qual sua dica para uma proteção solar?

Não importa se faz sol, ou se está nublado; se você está na praia, no campo, ou na cidade, é preciso passar o protetor solar diariamente. Pois a radiação solar é capaz de ultrapassar nuvens e serem refletidos pela areia.
Portanto uso de filtro solar é imprescindível no nosso dia-dia, dessa forma estaremos minimizando tanto o envelhecimento precoce cutâneo como também problemas mais graves relacionados a queimaduras e câncer de pele.


Existem os clientes que buscam as farmácias de manipulação com a receita de um médico. Mas existem aqueles que buscam por um atendimento diferenciado, para informações de procedimentos. Como é seu comportamento com relação a esses dois meios de atendimento?

Procuro atender nossos clientes de forma individualizada dando a cada um, uma atenção especial, voltada à particularidade de cada questionamento; orientações farmacológicas são as mais procuradas, mas muitas vezes consigo melhorar o bem estar de nossos pacientes apenas com um sorriso e uma palavra amiga.


Como define o projeto de realização de um evento em Teresina, voltado exclusivamente ao mundo da estética e cosmetologia?
Queria primeiramente parabenizá-los pela iniciativa.  A I Jornada Piauiense de Estética e Cosmetologia envolverá um mix de informações, as quais manterão seus participantes antenados nas novas tendências de mercado  no “fantástico mundo da cosmetologia.”


Como será a sua palestra dia 23/05 na I Jornada Piauiense de Estética e Cosmetologia?
Terei como tema: Alimentos funcionais -  Um novo conceito com a beleza.
De forma simples e objetiva abordarei alguns conceitos básicos de alimentos funcionais, seguindo tendências do mercado, deixando claro como esses alimentos podem ser utilizados para melhor a qualidade de vida e bem estar dos pacientes.

domingo, 8 de maio de 2011

A piauiense americana Naza vai expor em São Luís

NAZA MCFARREN
Entrevista por Fábio Teles
__________________________


Quem é Naza Mc Farren?
Uma “piauiense americana” que tem muito orgulho de suas raízes.

Naza é uma mulher que nasceu para o Piauí e para mundo?
Não sei se nasci para algo ou algum lugar. A vida simplesmente foi me levando em certa direção. Ser uma “cidadã do mundo” foi uma consequência natural de minhas decisões que me levaram na direção que levaram.

Você é piauiense de Santa Cruz do Piauí, nasceu dia 19 de abril, dia do Índio, e hoje está vivendo onde?
Olha, nos últimos dois anos viajo muito entre a Califórnia, a Flórida, Teresina, Fortaleza, São Luís, Brasília, e São Paulo. Na verdade, acho que moro em todos esses lugares, mas está cada vez mais complicado responder quando alguém faz esta pergunta. Acho que minha “casa” do Brasil é mesmo o “Piocerão”.


Da época que começou a pintar, até os dias de hoje, o que mudou nos seus traços, como artista?
Comecei com quadros acadêmicos e rapidamente mudei para um estilo mais contemporâneo que apontava para a direção para a qual meu estilo ia naquela época. Nos últimos quinze anos, fiquei mais segura de mim e pude soltar mais as pinceladas e solidificar meu estilo.

Qual foi sua última vinda ao Piauí?
Fazem uns 5 meses. Estou pensando em voltar a Teresina na próxima semana.

Como é sua vida hoje?
Além de viajar muito, convivo muito com minha grande família e isto é a parte mais gratificante dessas viagens de trabalho. Por todos os cantos do país, tem sempre um Rufino, Um Maia, Um Alencar, um Barroso, ou um Cortez. São todos parte de minha árvore genealógica.

Em 1998 a jornalista Suzane Jales escreveu e publicou o livro "O Figurativo Abstrato de Naza" (Abstracted Realism by Naza). Que lembranças tem dessa época?
Lembro mais que tudo minha gratidão a Suzane pela homenagem incrível, e o apoio do Grupo Claudino e da Cidade de Teresina ao projeto.

Dos muitos lugares em que viveu e visitou, o que mais lhe fascinou?
A Califórnia.

Você ainda é envolvida com projetos beneficentes?
Sempre que posso dou apoio às entidades beneficentes. Isto é uma coisa que sempre será parte de minha vida.

E com a moda?
Meu envolvimento com a moda não é típico. As roupas e os outros produtos “Naza” não obedecem às tendências da moda. São eternos.

Tem alguma grande recordação de celebridade que foi retratada por você?
Tenho muitas, mas uma em particular que foi muito forte foi a aventura de ser contratada para pintar a família Noriega. Eu estava no meio de um ambiente pré-guerra e fazendo meu trabalho com grande risco ate de vida.

Há planos para visitar o Piauí?
Sim. Devo ir a Teresina na próxima semana. Só depende de conseguir sincronizar os horários de minha cliente com o meu.


E sobre uma nova exposição de seus quadros, existe projeto?
No dia 17 de maio abre uma exposição minha em um espaço do Tribunal Regional do Trabalho, em São Luís, MA. A exposição terá quadros originais com vários temas e também retratos que pintei nos últimos 17 anos.

Que mensagem deixa para nós piauienses, que reconhecemos sua arte, sua personalidade marcante e seu estilo de viver bem?
Adoro os piauienses, principalmente os teresinenses e em particular a imprensa piauiense. Todos sempre me “empurraram” para cima. Só cheguei onde estou por causa de vocês.

www.naza.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pole Dance Fitness and Exotic


Iara Vaz, Pole Dance, representante do Piauí


Como você define o pole dance no Brasil?
Uma modalidade nova que está se desenvolvendo rapidamente.


Como você começou a trilhar pelo pole dance em Teresina?
Trabalhando com sex shop fui visitar a Erotika Fair em São Paulo, fiz um curso e me apaixonei. Queria passar a minha experiência para as mulheres piauienses. Então decidi iniciar a prática em Teresina.


Para quem pratica a arte do pole dance, quais são as dificuldades?
Inicialmente a falta de força e a timidez, mas são fatores que podem ser combatidos com a prática do pole dance. Pois o pole dance trabalha todos os grupos musculares e a auto-estima da mulher.




E em que você mais se realiza atuando com o pole dance?
Por mais feliz que seja, cansativo e difícil, me faz feliz, saber que estou contribuindo de alguma forma para que a vida de cada uma das participantes esteja mudando. A auto-estima, atitude, timidez no cotidiano e disposição nas relações. Gosto de trabalhar com crianças e adolescentes, e sentir que os seus pais incentivam e acompanham o trabalho.


Como tem sido sua participação em campeonatos e eventos com profissionais do Brasil?
Em 2010 tive minha primeira participação em campeonato artístico, o primeiro, em Curitiba. Estive em oitava colocação. Em São Paulo, o esportivo, obtive a quarta colocação. Estou feliz em levar o nome do Piauí para fora do Estado.


Quando é sua próxima participação em eventos fora do Estado?
Em setembro acontecerá no Rio de Janeiro o Campeonato Nacional e Mundial de Pole Dance. Vou participar!


O que está faltando para uma maior abertura profissional do pole dance em Teresina?
Informação. Pois muitos julgam quem faz a própria arte, pela falta de conhecimento. Julgam o pole dance sendo um trabalho ligado a boates. E não é. Quem pratica, sabe a importância. Desde 2008 isso já avançou, e o pole dance virou esporte. E estamos torcendo para que se transforme em uma das modalidades das Olimpíadas. O pole dance gera muitos benefícios para o corpo.


Como tem sido a recepção com suas turmas para o ensino do pole dance?
Estou surpresa com a aceitação, entusiasmo das alunas que temos. Isso é maravilhoso.


Você acha que Teresina ainda está "travada" para receber a prática do pole dance?
Pessoas que se fecham para o novo e proporciona benefícios, são pessoas com pensamentos arcaicos. E precisam repensar seu modelo e forma de pensar, buscando mais informação.


E você acha que um curso ou um workshop que fuja um pouco do centro de suas possíveis alunas pode melhorar o amadurecimento do pole dance?





Tudo é válido quando se trabalha com dignidade e competência. Minha intenção é profissionalizar também alunas para que sejam instrutoras, levar a prática do pole dance para outros lugares do Piauí.

Qual sua mensagem para aquelas mulheres que desejam aprender a prática do pole dance?
Que as mulheres procurem se informar e se possível experimentar o pole dance, pois ele mexe com o corpo e com a alma. A mulher nunca mais será a mesma!


Iara Vaz: 86-8834-2049
Pole Dance Fitness and Exotic

domingo, 1 de maio de 2011

Os mitos e verdades sobre cirurgia plástica

Hoje armamos um ping-pong com o cirurgião plástico e professor Zulmar Accioli, de Florianópolis.



TRINTA MITOS E VERDADES SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA

     A popularização da cirurgia plástica no Brasil ocorreu de maneira gradativa nas últimas décadas, mas ganhou status de fenômeno há pouco tempo. Tamanha demanda alçou o País à segunda colocação no pódio ocidental em quantidade de operações, superado apenas pelos Estados Unidos, e em terceiro lugar a nível mundial, ficando a China atrás dos americanos. São cerca de 630 mil procedimentos anuais, entre estéticos e reparadores, conforme pesquisa do instituto Datafolha realizada para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
     O impulso é explicado por um conjunto de fatores que convergiram para se chegar a esta grandeza: aumento do poder aquisitivo do brasileiro, avanços na pesquisa científica, aprimoramento de técnicas e equipamentos, alta qualidade da cirurgia plástica nacional, maior atenção à segurança do paciente, qualificação de centenas de novos profissionais anualmente, concorrência e, talvez o mais controvertido, acesso à informação.
     Basta acordar pela manhã e as pessoas já estão expostas a uma quantidade infinita de mensagens que a mídia oferece por meio de todos os veículos de comunicação. Esta facilidade bem-vinda e necessária tem viés perigoso à medida que dela se faz mau uso – como tudo o que existe. E quando se trata de riscos para a vida humana, há de se fiscalizar com veemência e alertar de forma contínua.
     Neste contexto, a cirurgia plástica tornou-se assunto trivial entre o grande público, mas existe muita confusão em torno do que é verdade na área. A oferta de promessas, técnicas milagrosas, máquinas precisas, tratamentos vanguardistas e previsões de resultado surgem de todos os cantos, a maioria propalada por médicos despreparados ou falsos médicos. Cabe às instituições e entidades de classe zelar por suas atividades e orientar a população. A indicação é sempre a mesma: certificar que o profissional é membro da SBCP, ouvir a opinião de dois ou mais especialistas e conversar detalhadamente com o médico de sua confiança até não haver mais dúvidas.
     Com base em perguntas frequentes que chegam aos consultórios e de informações publicadas diariamente na imprensa, o cirurgião plástico Zulmar Accioli, membro titular da SBCP e diretor tesoureiro da regional catarinense, listou 30 questões bastante comuns entre os leigos e que geram muitas incertezas. Professor de cirurgia nos cursos de graduação e pós-graduação em medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o médico esclarece o que é mito e o que é verdade:

01-A vibrolipoaspiração (com cânula vibratória) é mais segura que a cirurgia tradicional.

MITO Toda lipo apresenta os mesmos riscos. A vibrolipo tem a vantagem de ser menos cansativa para o cirurgião e a desvantagem de ser menos precisa que a técnica com seringa – a única em que se pode enxertar a gordura retirada em outras partes do corpo.

02-A lipoaspiração a laser proporciona cirurgia e pós-operatório mais rápidos.

MITO O único papel do laser é ajudar na perfuração da gordura e facilitar o trabalho do cirurgião. Tem, portanto, as mesmas vantagens e desvantagens da vibrolipo, sendo a consequência principal a destruição da gordura, o que impede a sua enxertia em outros lugares. Importante frisar que todas as técnicas de lipoaspiração se equivalem. O que realmente muda é o cirurgião. E não existe cirurgia que não incha e não deixa roxo. Isso vai variar a cada paciente.

03-Cânulas descartáveis para lipoaspiração eliminam totalmente o risco de infecções.

MITO Tanto as cânulas descartáveis quanto as esterilizadas têm o mesmo índice de segurança, desde que ambas tenham passado por um processo de esterilização e acondicionamento adequados.

04-É possível reconstruir o seio após a sua retirada por motivo de acidente ou doença, como o câncer.

VERDADE Sem dúvida. Existem várias técnicas e táticas cirúrgicas para diminuir a mutilação da retirada do tumor. Tudo irá depender da sequela do tratamento da doença, do desejo do paciente e das condições locais para reconstrução.

05-É preciso emagrecer antes de modificar o contorno corporal com cirurgia plástica.
MITO Em regra, não. O peso ideal para se fazer este tipo de operação é aquele que o paciente vai manter com facilidade. A cirurgia plástica não emagrece, apenas melhora o contorno corporal. O corpo a ser melhorado é aquele que o paciente efetivamente tem e não aquele que ele gostaria de ter. Emagrecer, submeter-se a uma cirurgia e depois engordar novamente resulta na perda de toda a melhora conquistada.

06-Pode-se engrossar as pernas com silicone.

VERDADE Sim, tanto as coxas quanto as panturrilhas. São cirurgias relativamente simples e os implantes são do mesmo material das próteses de mama.

07-Cirurgia plástica retira cicatrizes resultantes de acidentes ou de outras operações.

MITO No máximo, troca-se uma cicatriz feia por outra mais discreta. A eliminação completa de uma cicatriz é impossível.

08-O uso de polimetilmetacrilato (PMMA), substância derivada do petróleo, é perigoso para preencher grandes áreas, como seios e bumbum.

VERDADE Os preenchimentos artificiais só podem ser usados em pequenas quantidades. Isso é conhecido e aceito como uma verdade no meio científico. O desrespeito a esta regra pode causar complicações gravíssimas. Para grandes aumentos, como na região glútea, usa-se a própria gordura do paciente ou ainda o implante de silicone.

09-Cirurgia plástica com células-tronco é mais eficaz e proporciona resultados superiores.

MITO Não há nenhum benefício comprovado no uso de células-tronco em cirurgia plástica e os pacientes devem estar atentos às informações com puro objetivo de marketing. Vale lembrar que as técnicas comprovadamente eficazes são utilizadas por todos os cirurgiões plásticos. O que muda é como cada cirurgião vai aplicá-las.

10-O resultado da cirurgia pode ser retocado ou refinado e até totalmente refeito.

VERDADE Sempre que for possível melhorar o resultado de uma cirurgia, isto é feito. Na maioria dos casos, é o próprio cirurgião que propõe a intervenção. Mas é preciso reforçar que, algumas vezes, o paciente gostaria que o resultado da cirurgia fosse ainda melhor e isso já não é mais possível. A cirurgia tem limites e eles dependem muito de como é a estrutura do paciente. Aperfeiçoa-se apenas o que é aperfeiçoável, infelizmente.

11-O paciente pode fazer quantas operações quiser em uma mesma sessão cirúrgica.

MITO Não. A principal diretriz em cirurgia plástica estética é a segurança. A maioria dos cirurgiões adota como limites duas cirurgias médias (mamas e abdômen, por exemplo) ou um máximo de seis horas de procedimento cirúrgico.

12-Crianças podem ser submetidas à operação plástica.

VERDADE A cirurgia plástica reparadora não elege idade mínima. Quanto à de cunho estético, apenas a correção de orelha de abano se faz na infância, após os seis anos de idade e no momento em que a criança se queixa aos pais.

13-Cirurgia nas pálpebras compromete a visão.

MITO Em regra, não. Pode ocorrer sensação de areia nos olhos durante algumas semanas, mas tudo volta ao normal em até três meses.

14-É permitido implantar silicone nos seios de adolescentes.

VERDADE Do ponto de vista médico/cirúrgico, desde que a fase de crescimento da menina tenha acabado (normalmente, dois anos após a primeira menstruação). Mas, em regra, os cirurgiões preferem fazer a cirurgia após os 18 anos, quando a paciente está mais madura psicologicamente. Realiza-se a operação em pacientes menores de idade apenas se o crescimento já estacionou e se ambos os pais estão de acordo.

15-Cirurgia plástica dura para sempre.

MITO A operação melhora o aspecto da pessoa, mas, infelizmente, o tempo é inexorável e o envelhecimento continua indefinidamente. Quando o paciente tem uma pele favorável, espera-se que o resultado de uma cirurgia de face permaneça agradável entre seis a oito anos.

16-As chamadas orelha de repolho, comuns em praticantes de luta livre e jiu-jitsu, não têm conserto nem com cirurgia.

VERDADE O resultado da cirurgia de reconstrução é muito ruim, pois a cartilagem é completamente destruída. O melhor tratamento nestes casos é a prevenção.

17-A cirurgia da face (facelifting) torna o paciente mais bonito.

MITO Ela apenas dá um aspecto mais descansado ao rosto. Importante ressaltar que a operação é somente um passo do rejuvenescimento facial. É imprescindível o uso posterior de peelings, toxina botulínica, preenchimentos e uma boa maquiagem para alcançar o melhor resultado possível.

18-A região operada perde sensibilidade.

VERDADE Sempre que existe uma incisão cirúrgica, acontece alguma perda sensitiva. Na maioria das vezes, isto é transitório, raramente será definitivo.

19-Após modificar certas regiões do corpo, como nariz, olhos, boca ou seios, é possível voltar à forma antiga.

MITO A pessoa nunca mais será a mesma. Portanto, não é possível voltar ao status quo anterior. Mesmo que fosse, haverá uma a cicatriz que ficará lá para sempre.

20- Cirurgia plástica na barriga só se faz quando há sobra de pele na região, não é para emagrecer.

VERDADE Nenhuma cirurgia plástica serve para emagrecer. Apenas para melhorar o aspecto do corpo. Pode-se aspirar a gordura localizada e retirar o excesso de pele, o que melhorará o contorno corporal. Mas, o paciente continuará com um peso muito próximo ao anterior à operação.

21-A cicatriz da cirurgia da barriga é sempre grande e aparente.

MITO Será tão longa quanto o excesso de pele. É geométrico. O que o cirurgião plástico faz é colocar a cicatriz o mais baixo possível, para ficar escondida sob a calcinha, biquíni ou sunga.

22-A pele da região operada pode formar queloide, descolorir ou escurecer.

VERDADE A condição da pele depende de dois fatores. O primeiro é o técnico, e o cirurgião plástico é treinado para fazer a melhor cicatriz possível. O segundo, e mais poderoso, é o genético. Quanto a este ninguém tem ainda o poder de interferir, infelizmente.

23-Mulheres que acabaram de dar a luz podem fazer plástica.

MITO Como regra, aguarda-se cinco meses após o parto e mais três depois da interrupção da amamentação. Assim, na maioria das vezes, opera-se a paciente nove meses após o nascimento da criança.

24-Cirurgia plástica também se faz nos órgãos sexuais.

VERDADE É muito comum as mulheres solicitarem a diminuição dos pequenos lábios (ninfoplastia) e o aumento dos grandes lábios (com enxerto de gordura). Estes procedimentos dão um aspecto jovial à área que se modifica com a idade, principalmente após a gestação.

25-O resultado do transplante capilar parece com cabelo de boneca.

MITO Com a técnica de microtransplante, o resultado tende a ser bastante natural e os cirurgiões que se dedicam a este procedimento apresentam resultados muito naturais e duradouros.

26-Pode-se implantar cabelo de outra pessoa.

MITO Em regra geral, não. A exceção é somente quando o doador for gêmeo univitelino com o receptor: o chamado transplante isogênico.

27-Existe técnica específica para eliminar o chamado pescoço de peru.

VERDADE Quando são apenas as pregas musculares (bandas platismais), existe uma técnica em que se usam apenas agulhas, sem incisões nem pontos, dando um resultado bastante satisfatório. Mas, se já existe excesso de pele, o lifting cervical clássico é necessário.

28-Com um programa de computador, é possível simular o resultado da cirurgia.

VERDADE Sim, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica condena esta prática, pois o paciente pode ser induzido a pensar que o resultado da operação sairá melhor do que poderá ser na realidade.

29-O pós-operatório é mais confortável no clima frio que nas temporadas de calor.

VERDADE Em muitas cirurgias, há necessidade do uso de malhas compressivas, o que no calor pode ser mais incômodo. No resto, não há diferença entre os períodos. A época boa de operar é aquela que for boa para o paciente, quando sua vida está organizada para se submeter a um procedimento cirúrgico.

30-Medicina estética é uma especialidade que capacita médicos de qualquer área a lidar com a beleza do corpo.

MITO Medicina estética não existe, enquanto especialidade médica. Os procedimentos chamados de estéticos são realizados por cirurgiões plásticos e por dermatologistas. Normalmente, os que se intitulam “especialistas em cirurgia estética” são os que não possuem nenhuma especialização reconhecida e trilham o caminho mais fácil: se passam por cirurgiões plásticos ou por dermatologistas sem terem capacitação para tal.