segunda-feira, 25 de julho de 2011

Salão de Negócios de Beleza


OS NOVOS RICOS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA BELEZA, NO BRASIL NOS PRÓXIMOS 10 ANOS, SERÃO TODOS OS EMPREENDEDORES DO RAMO QUE INVESTIREM PESADO NA GERAÇÃO DE NOVAS SOLUÇÕES. É PRECISO VISUALIZAR AS ILIMITADAS OPORTUNIDADES DESSA ATIVIDADE E DESENVOLVER AÇÕES QUE CAUSEM IMPACTO NO CLIENTE, DIFERENCIANDO O SEU SALÃO DO SALÃO CONCORRENTE.

Crie um projeto de negócios para o seu salão de beleza. Fuja imediatamente da mesmice e das atitudes domésticas ainda reinantes numa grande maioria de salões de beleza e clínicas de estética do Brasil. Isto é muito RUIM e está cansando a clientela. E o chamamento aqui, respeitadas as exceções, tanto serve para os proprietários, gerentes, administradores, quanto para os profissionais de forma geral.

Tem salão que quando se entra parece que se está no velório do fim do mundo. Cabeleireiros descabelados, manicuras de unhas descuidadas e donos apáticos fazem a festa cataléptica. Noutros a televisão ligada em programa policial só mostra desgraça e infortúnio. Isso é mesmo um salão? Deve ser, mas, não um salão de negócios de beleza.

Se você é dono (a) de um salão de beleza e observa que nele o movimento está fraco, fique certo (a) de que nem faltam clientes nem dinheiro para se gastar com serviços de beleza. O erro está em você que montou um salão de beleza, ao invés de montar um “Salão de Negócios de Beleza”.

Enquanto nos países sabidamente desenvolvidos viveu-se a revolução da qualidade, aqui no Brasil, o ATENDIMENTO, o mais elementar preceito de quem explora a prestação de serviços, ainda é muito ruim. Culpa de quem? No caso em apreço de todos os empreendedores e profissionais que intuitiva e instintivamente, se lançaram no mercado da beleza, com a noção apenas de oportunistas, querendo tirar proveito de uma atividade que indiscutivelmente cresceu como nunca nos últimos 10 anos e continuará crescendo sem parar.

É urgente, muito urgente, a necessidade de muitos salões de beleza investir em TREINAMENTO de qualificação e capacitação de Recepção e Atendimento de clientes, seja pessoalmente, seja por telefone, além claro, dos demais cursos técnicos profissionais exigidos para o exercício e desempenho da atividade.

Também não basta implantar controles gerenciais, se esses elementos nunca são analisados e de nada servem para a Tomada de Decisões. Tem dono de salão que compra o computador, mas não compra o software de gerenciamento do salão, ou compra ambos, mas, nunca analisa os elementos gerados. Tem salão que a sede é suntuosa, possui computador e software, mas, mantém as antigas comandas de papel, como se fossem barbearias do passado. Já há no mercado a COMANDA ELETRÔNICA.

Afirmo sem medo de ERRAR que mais de 95% dos salões de beleza e clínicas de estética do Brasil, não sabe quanto GANHA ou PERDE em cada serviço, isto porque seus respeitáveis donos desprezam a Gestão e a matemática, desconhecedores de que os números deixam sinais que precisam ser decifrados.

Em respeito às exceções vale salientar e alertar a já existência no mercado, de charlatães que se denominam “consultores de salões” e nada entendem a não ser de vagas e insípidas noções. Nunca estudaram o suficiente e nem se aprofundaram diligentemente sobre as sérias questões administrativas, financeiras, econômicas, trabalhistas e tributárias que envolvem esse segmento, não conhecem a fundamentação contábil dos custos versus lucros, nem sabem distinguir um salão de comparação, de um salão de conveniência.

Reafirmo a convicção de que os salões de beleza e clínicas de estética precisam investir na Administração Moderna de seus negócios, aprendendo com ou sem jeito a GERIR os clientes, os profissionais e os RESULTADOS. O mundo está globalizado, o século é o “vinte e um” e a ERA é a da COMPETÊNCIA. Nenhum projeto de salão de beleza neste País que se julgue ou pareça moderno, pode ignorar as questões apontadas por este articulista.
Consultoria e Planejamento Estratégico em salões de beleza que, não contemplam a relação cartesiana dos custos versus benefícios, as questões trabalhistas, contábeis, financeiras, administrativas e tributárias, não é consultoria nem planejamento, mas, uma enganação.


                               José Milton Ferreira de Aquino
              Especialista em Gestão de Salões e Estética


José Milton Ferreira de Aquino é contabilista, auditor interno e gestor de negócios. Escreveu e publicou o livro “Administrando o Salão de Beleza e Clínicas de Estética. Ministra cursos, workshops, palestras e desenvolve consultorias para salões de beleza e clínicas de estética. Em seu currículo constam mais de 150 consultorias e realização de palestras, cursos e workshops para mais de 5.000 empreendedores da beleza, em dez estados brasileiros.
Especializado em gestão moderna de salões de beleza e clínicas de estética é o único consultor no Brasil, detentor e executor de contratos de 1.400 horas de consultoria com um importante e conceituado Órgão. É autor de 60 idéias exclusivas de marketing para salões de beleza e clínicas de estética.

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